A DIVERTIDA COMPANHIA DOS AMIGOS DO PEITO
Alegre ou triste, gordo ou magro, falante ou quieto. Não interessa como ele é. O que importa mesmo é o que ele é: o melhor amigo. Figurinha preferida de um grupo enorme de crianças, o melhor amigo é, com certeza, a companhia mais legal sempre. Tanto nas horas em que se conta um segredo, como nos momentos em que a bagunça é chocante.
O ESTADO DE SÃO PAULO. 12 abr. 1992. Estadinho.
EXERCÍCIOS
01. O que significa ser “amigo do peito”?
02. Você tem ou gostaria de ter um amigo assim? Escreva as características do amigo que você espera ter ou tem.
03. No texto são usados três pares de adjetivos, apresentando idéias contrárias para caracterizar o amigo do peito.
Veja: - alegre ou triste;
- gordo ou magro;
- falante ou quieto.
Escreva outros pares para caracterizar algum conhecido seu. Em seguida, reescreva a 1ª, a 2ª e a 3ª frases do texto, adaptando-as à pessoa a quem você estiver se referindo.
04. Você conhece a expressão “amigo da onça”? Procure saber o que ela significa e depois escreva uma história da qual o “amigo da onça” faça parte.
Para ser um bom amigo
Para ser o melhor amigo de alguém é preciso um pouco mais do que a simples simpatia. Quem é amigo de verdade gosta de fazer um monte de coisas junto, como: viajar, jogar bola ou assistir a um filme. Quando surgem as brigas, normalmente são passageiras. Depois de um tempinho, passam as mágoas e todo mundo fica de bem e superpronto para bolar outra brincadeira.
Quem é amigo de verdade segue, em geral, as seguintes regras:
01. Nunca paquerar namorado ou namorada de amigos ou amigas do peito.
02. Ser sempre sincero, mesmo que tenha uma opinião diferente sobre determinado assunto.
03. Não obrigar o amigo ou amiga a fazer coisas de que ele ou ela não goste.
04. Guardar segredo sobre qualquer assunto sempre que for pedido.
05. Ajudar o amigo na lição em que ele tenha dificuldade.
O ESTADO DE SÃO PAULO. 12 abr. 1992. Estadinho.
EXERCÍCIOS
01. Segundo o texto, que requisitos deve ter o amigo de verdade? Sintetize as idéias.
02. No texto é feita a enumeração de cinco regras. Vamos reescrevê-las dentro do 2º parágrafo e sem enumeração. Você vai precisar fazer a mudança de tempo verbal e usar vírgulas para separar as regras.
03. Substitua todo mundo fica de bem e superpronto, na frase onde aparecem por outros termo a mais formais.
04. Reescreva as regras modificando-as da mesa forma como fizemos com a primeira regra. Veja:
01. Nunca paquere o namorado ou namorada de amigos ou amigas do peito.
02. __________________________________________________________
03. __________________________________________________________
04. __________________________________________________________
05. __________________________________________________________
05. Faça a concordância:
a) Todo mundo logo fica de bem e superpronto para outra brincadeira.
Os amigos logo _____________________________________________
A gente ___________________________________________________
A multidão ________________________________________________
O povo ___________________________________________________
b) O amigo gosta de fazer algumas coisas junto, como: viajar, jogar bola ou assistir a um filme.
Os amigos ___________________________________________________ juntos.
A melhor amiga _______________________________________________ junto.
c) Em geral, a briga com o melhor amigo é passageira.
Em geral, as brigas ______________________________.
Em geral, a conversa _____________________________.
06. Escreva mais três regras que o amigo de verdade deve seguir.
07. Copie e complete as frases iniciadas acrescentando-lhes informações:
a) Mais do que a simples simpatia, para ser o melhor amigo é preciso _______________________.
b) Quando se encontram, normalmente eles ___________________________________________.
c) Logo que minha professora chegou, _______________________________________________.
d) Como não haverá aula amanhã, ___________________________________________________.
e) Apesar de morar longe daqui, ____________________________________________________.
CANÇÃO DA AMÉRICA – Milton Nascimento e Fernando Brandt
Amigo é coisa pra se guardar
debaixo de sete chaves
dentro do coração
assim falava canção
que na América ouvi
mas quem cantava chorou
ao ver seu amigo partir.
Mas quem ficou, no pensamento voou
com seu canto que o outro lembrou
e quem voou, no pensamento ficou
com a lembrança que o outro cantou.
Amigo é coisa para se guardar
no lado esquerdo do peito
mesmo que o tempo e a distancia digam não
mesmo esquecendo a canção
o que importa é ouvir
a voz que vem do coração.
Pois seja o que vier, venha o que vier
qualquer dia, amigo, eu volto
a te encontrar
qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
EXERCÍCIOS
01. Para os compositores Milton Nascimento e Fernando Brandt o que é amigo?
02. Alguns trechos da letra desta canção evidenciam a saudade que um amigo tem do outro. Copie esses trechos.
03. Boa parte do texto é escrita em linguagem figurada, o que exige do leitor um entendimento do que essa linguagem pode sugerir. O que significam para você as seguintes expressões?
a)"debaixo de sete chaves”
___________________________________________________________
b) "dentro do coração”
___________________________________________________________
c) “voou com seu canto”
___________________________________________________________
d) “ouvir a voz que vem do coração”
_____________________________________________________
04. Copie os pares de palavras que rimam no texto e escreva outras palavras com a mesma terminação.
05. Copie e ilustre o poema apresentado. Depois de mostrá-los aos colegas, guarde-o ou ofereça-o a um(a) amigo(a). Pode-se montar um livro com essas ilustrações.
06. Em seu caderno, reescreva uma estrofe da letra da canção lida, modificando-a como você quiser.
07. Escreva uma carta a um(a) amigo(a) que você não vê há algum tempo. Pra o preenchimento do envelope, peça ajuda à professora. Que tal corresponder-se com colegas da própria ou de outra escola?
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