"O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender"

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sugestões de atividades - Folclore

Sugestão de atividades seqüenciadas:
Conteúdo:
1º e 2º ano:
Músicas folclóricas:
Será trabalhado no eixo de Língua Portuguesa- Linguagem Oral, onde trabalharemos com as cantigas populares e conversas sobre as brincadeiras que fazem parte do Folclore.
As danças acompanham as músicas em vários rituais folclóricos, sendo as principais danças folclóricas brasileiras samba, baião, frevo, xaxado, maracatu, tirana, catira, quadrilha.
Trabalhar a origem de músicas populares cujo autor foi esquecido ou pode ter sido criada espontaneamente pelo povo. A música folclórica encontradas em brincadeiras infantis, cantos religiosos, ritos, danças e festas.
Alguns Exemplos: cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. (Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa e Atirei o pau no gato.)
Cantigas de ninar, canções de ninar, acalantos ou cantigas de embalar são canções que as pessoas entoam para fazer os bebês dormirem suavemente.

Ciranda, cirandinha
Ciranda, cirandinha,
vamos todos cirandar,
vamos dar a meia-volta,
volta e meia vamos dar.
O anel que tu me deste
era vidro e se quebrou,
o amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou.
Ó senhora dona clara,
entre dentro desta roda,
diga um verso bem bonito,
diga adeus e vá-se embora.
Caranguejo peixe é,
caranguejo só é peixe
na enchente da maré.

Roda pião
O pião entrou na roda, pião.
o pião entrou na roda, pião.
roda pião, bambeia pião.
Sapateia no tijolo, pião.
sapateia no tijolo, pião.
roda pião, bambeia pião.
A menina não é capaz
de rodar pião no chão,
roda pião, bambeia pião.
Terezinha de Jesus
Terezinha de Jesus
de uma queda foi ao chão.
acudiram três cavaleiros,
todos três chapéu na mão.
o primeiro foi seu pai,
o segundo seu irmão.
o terceiro foi aquele
a quem Tereza deu a mão.
Garibaldi
Garibaldi foi à missa
com o cavalo sem espora.
o cavalo tropeçou.
Garibaldi pulou fora.
Garibaldi foi à missa
com o cavalo sem espora.
o cavalo tropeçou.
Garibaldi pulou fora.
Garibaldi foi à missa
com o cavalo sem espora.
o cavalo tropeçou.
Garibaldi lá ficou.
Senhora Dona Sancha
Senhora Dona Sancha,
coberta de ouro e prata,
descubra seu rosto,
que eu quero ver sua cara.
Que anjos são esses
de noite e de dia
que andam me rodeando,
-padre-nosso, ave-maria.
Somos filhos de um rei
e netos de um visconde
que mandam que se esconda
debaixo de uma ponte.
Se esta rua fosse minha
Se esta rua,
se esta rua fosse minha,
eu mandava,
eu mandava ladrilhar,
Com pedrinhas,
com pedrinhas de brilhantes,
só pra ver,
só pra ver meu bem passar.

- Brincadeiras folclóricas: amarelinha, bolinhas de sabão, passa anel, boca de forno, balança caixão, cabra cega, jogo da velha, seu reizinho mandou, pular corda, pular elástico, cama de gato, entre outras.
Questionar com os pais, quais as brincadeiras que eles já brincaram com seus filhos, resgatando assim as brincadeiras de antigamente.

Personagens Folclóricos:

Parlendas:
Aproveitar a aula de Língua Portuguesa para trabalhar com parlendas. Pseudo-leitura. Ainda na aula, explorar a parlenda em folha quadriculada (recorte e colagem) e em Linguagem Oral, repetir as parlendas várias vezes para a memorização.
Uni duni tê
Salamê minguê
Um sorvete colorê
O escolhido foi você.
Lá em cima do piano
Tem um copo de veneno
Quem bebeu , morreu
O culpado não fui eu.
Lá na rua vinte e quatro
A mulher matou um gato
Com a sola do sapato
O sapato estremeceu
A mulher morreu
O culpado não fui eu.

Hoje é sábado
Pé de quiabo
Amanhã é domingo
Pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Chifra a gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.

Um, dois, feijão com arroz
três, quatro, feijão no prato
cinco, seis, no fim do mês
sete, oito, comer biscoito
nove, dez comer pastéis. 
Quem foi a cotia
Perdeu a cotia
Quem foi pra Pirapora
Perdeu a hora
Quem foi prá Portugal
Perdeu o lugar
Quem foi à roça
Perdeu a carroça
Rico trigo
Um, dois, três
Lá vou eu!

Cadê o toucinho
Que estava aqui?
O gato comeu
Cadê o gato?
Fugiu pro mato
Cadê o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo
A água apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Foi amassar o trigo

Cadê o trigo?
Foi fazer o pão
Cadê o pão?
O padre pegou
Cadê o padre?
Foi rezar a missa
Cadê a missa?
Já se acabou.








3ª ano:
Adivinhações:
 A professora começará a aula lendo algumas adivinhas para a turma, que tentam descobrir as respostas. Pedir aos alunos que tragam mais adivinhas conhecidas de casa. Organizar um campeonato de adivinhas na sala (dividir a turma em grupos de 4 alunos);

Campeonato: 
1ª etapa: pedir aos grupos que escolham algumas das adivinhas pesquisadas em casa e escrevam em uma folha. Dar a folha para outro grupo responder. Após as adivinhas terem sido respondidas, devolvê-las ao grupo que a elaborou para que corrijam as respostas e marquem os pontos para cada resposta certa.
2ª etapa: a professora prepara uma folha para cada grupo com uma determinada quantidade de adivinhas para que sejam respondidas. Socializar as respostas e marcar os pontos para cada acerto.
3ª etapa: "Passa ou repassa" - a professora elabora uma adivinha para cada grupo, que deve respondê-la ou passar a vez para o próximo grupo responder.
4ª etapa: Contagem dos pontos e premiação dos grupos vencedores
Também aproveitaremos esta aula para trabalharmos com adivinhas, lançando desafios de perguntas:
O que é, o que é?
Em casa está calado,
No mato está cantando
(machado)
Nasce no mato,
Na mata se cria,
Só dá uma cria.
(bananeira)

Tem asa e não voa
Bico e não belisca
Anda e não tem pé.
(bule)

Quatro na lama,
Quatro na cama,
Dois parafusos,
E um que abana.
(vaca)
Verde come folha,
Encarnado come sangue,
Doce como o mel,
Amargo como o fel.
(café)
Tem dente, mas não come,
Tem barba, mas não é homem.
(alho)

Cai da torre,
Não se lasca,
Cai na água,
Se espedaça.
(papel)
D'água nasce,
Na água cresce,
Se botar n' água,
Desaparece.
(sal)
Uma bola, bem feita
De bom parecer,
Não há carpinteiro,
que saiba fazer.
(lua)
Do tamanho de uma bola,
Enche a casa até a porta.
(lâmpada)

Quando estamos em pé,
Ele está deitado,
Quando estamos deitado
Ele está em pé.
(pé)


Trava-línguas:
Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma (se não souberem nenhum, pedir uma pesquisa para casa). Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles. Os alunos levam para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler em casa. Organizar um campeonato de trava-línguas com a turma.
Atividade de leitura: dar o trava-língua fatiado em palavras para os alunos ordenarem (alunos não alfabéticos).
Atividade de escrita: entregar letras móveis na quantidade exata do trava-língua para as crianças escreverem (não pode faltar nem sobrar letras, fará os alunos pensarem em questões ortográficas) 

Personagens Folclóricos:






4º e 5º ano:
Superstições:
Explicar o que são superstições e perguntar se conhecem alguma:
Pé direito - Devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar, sempre com o pé direito, para evitar o azar.
Borboleta- Ver uma borboleta voar dá sorte para o dia.
 Gato - Se tivermos um gato e formos mudar de casa, é bom passar manteiga em suas patinhas, para que ele não volte para a casa antiga.
Gato Preto- Na idade média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.
 Sal grosso - Deixar um copo de vidro cheio de sal grosso no canto da sala, traz sorte.
Bolsa no chão - Não podemos deixar a bolsa apoiada no chão se não quisermos perder dinheiro.
 Escada - Nunca devemos passar por debaixo de uma escada. ? mal sinal na certa!
 Vassoura - Para dispensar uma visita chata, é só deixar uma vassoura de cabeça para baixo atrás da porta. Crianças que montarem em vassouras serão infelizes. Mais uma: varrer a casa à noite expulsa a tranqüilidade
Arco- íris - Quem passar por debaixo do arco-íris muda de sexo: o homem vira mulher, e a mulher vira homem.
 Coceira - Sua mão esquerda está coçando? Então, prepare-se para receber um bom dinheiro extra. Se por acaso a mão que estiver coçando for a direita, tome cuidado: é provável que perca uma grande quantia. Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.
 Estrela Cadente - Viu uma estrela cadente? Faça um pedido, porque, segundo a crença de muita gente, é garantia de que ele vai se realizar.
Elefante - Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro. Outra figura que garante carteira cheia é o Buda. Ele deve ficar em cima da geladeira, sobre um prato cheio de moedas.

Orelha Quentes - Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua.
 Objetos Perdidos - A maneira mais eficiente de encontrar algo que desapareceu é dar três pulinhos para São Longuinho.
 Espelho quebrado - Quebrou um espelho? A superstição prega que serão sete anos de má sorte. Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Significa quebrar a própria alma. Ninguém deve se olhar também num espelho à luz de velas. Não permita ainda que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você.
Guarda-chuva - Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechadinho. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.
Aranhas - Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.
Brinde - Se o seu copo contiver algum tipo de bebida alcoólica, no brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem álcool. Vocês estarão se arriscando, nesse tintim, a ter seus desejos invertidos.
 Velas, lâmpadas e cigarros - Três velas ou três lâmpadas acesas em um mesmo quarto podem ser prenúncio de morte. Acender três cigarros com um mesmo palito de fósforo também significa perigo. Trata-se de uma tradição de guerra. O primeiro cigarro aceso mostra o alvo ao inimigo, que mira no segundo e atira no terceiro.
 Bons desejos - Na hora de acordar, abra os dois olhos ao mesmo tempo para ver tudo com clareza e não ser enganado por ninguém. Ao levantar, procure dar o primeiro passo com o pé direito para atrair boa sorte e felicidade. Faça um desejo ao cortar a primeira fatia de seu bolo de aniversário. Ponha um caroço de melancia na testa e, antes que ele caia, faça um desejo. Jogue uma moeda numa fonte. Só faça um desejo quando a água parar de se movimentar e você enxergar o seu reflexo. Os gregos atiravam moedas em seus poços para que estes nunca secassem. Faça um desejo ao usar um sapato novo pela primeira vez. Enquanto você estiver cruzando uma pequena ponte, prenda a respiração e faça um desejo.
Meias do avesso - Se você colocar a meia do avesso, não se preocupe: sinal de que uma boa notícia está para chegar.ÿ
Qual será o sexo do bebê? - Existem algumas crenças para tentar adivinhar. Pedir a futura mamãe que mostre a mão uma delas. Se ela estender com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, nascerá uma menina. Existe também a linguagem do ventre. Se for pontudo e saliente, sinal de que um menino está para chegar. Arredondado e crescendo para os lados? Menina à vista.

Expressões e provérbios:
 Estes sites são para consulta do professor

Lendas:
Seguem algumas atividades de trabalho com Lendas:
- Pesquisar com pais e avós lendas conhecidas;
- Socializar as lendas na sala de aula, por meio de reconto ou dramatizações;
- A professora deverá ler diariamente uma lenda p/ classe, usando diferentes estratégias como: teatro de fantoches (ou dedoches), dramatizações, teatro de sombras.
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações-problema em matemática);
- Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas:
- Fazer revisão das reescritas ( individual ou coletivamente, depende do nível da turma);
- Confeccionar um livro de lendas com as produções dos alunos (pedir que ilustrem);
- Presentear outra sala ou a biblioteca da escola com o livro ou sortear um aluno por dia para levar o livro para casa e ler com a família. 

Personagens Folclóricos:
Mural de personagens: organizar um mural de personagens folclóricos.
- Fazer um levantamento dos personagens folclóricos conhecidos pelos alunos e organizar uma lista; dividir a classe em grupos. Cada grupo deve sortear um personagem e ficará encarregado de organizar uma pesquisa sobre ele; após a pesquisa, elaborar um texto sobre o personagem, ressaltando suas principais características; revisar o texto com auxílio da professora, passar a limpo, fazer uma ilustração do personagem e organizar um mural, que pode ser fixado no pátio da escola ou mesmo na sala de aula.


Sites indicados para pesquisa:


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